Pesquisar
Close this search box.

 

CÓDIGO DA OBRA

0152L21611
Autoria: Scholastique Mukasonga
Tradução: Marília Garcia
Número de páginas: 144
Formato: 135 × 205 mm
Temas: Projetos de vida; Diálogos com a sociologia e a antropologia
Gênero: Biografia, memórias
Conceitos-chave: mediação de conflitos, cultura da paz, direitos humanos, vida social e familiar

Ler fragmento da obra

 

 

Sinopse
As obras de Scholastique Mukasonga são uma mortalha de papel para aqueles que não têm sepultura.O romance A mulher de pés descalços foi escrito em memória de Stefania, a mãe da escritora, assassinada pelos hutus, durante a guerra civil de Ruanda. Às lembranças de um paraíso perdido, onde Stefania era uma senhora alegre e casamenteira, que dava conselhos às moças em torno do amor e da vida matrimonial, mesclam-se imagens terríveis, como a busca de esconderijos seguros para salvar seus filhos do extermínio.

 

Por que adotar esta obra?
Além de incentivar um primeiro contato com a obra de Scholastique Mukasonga, escritora ruandesa contemporânea, cujos trabalhos têm repercutido em vários países, tanto pela relevância dos temas tratados quanto pela forma literária com que ela os desenvolve, todas as propostas de atividades apresentadas no Material Digital do Professor seguem uma estrutura básica de pré-leitura, leitura e pós-leitura, oportunizando análises, reflexões e práticas que colocam os estudantes no centro do processo de ensino e aprendizagem por meio da investigação de problemas. Essas propostas estão organizadas de modo a atender:
 
  • as dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular, em especial:
    • Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
    • Comunicação: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
    • Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  • e os Temas Contemporâneos Transversais: Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras; Vida familiar e Social; e Educação em Direitos Humanos.
 
Material digital do professor 

       

 

 

 

 

 

 

Visualizar 

Baixar 

 

Videotutorial do professor

Videotutorial do estudante

Livro Acessível

De acordo com a lei brasileira de inclusão nº 13.146, de 6 de julho de 2015, a solicitação do livro acessível é destinada apenas para leitores/estudantes com deficiência.

Você necessita de algum livro da Editora Nós em formato acessível? Preencha o formulário com seus dados e as informações do livro solicitado.