11948202_676580432444199_1931053298_n

Quando entrar setembro…

1 de setembro de 2015

Por: Simone Paulino

Setembro. Primeiro dia. O mês é de comemoração. A Nós completa nove meses. O tempo de uma gestação. Gosto de pensar que atravessamos aquela fase crítica, quando sempre há o risco de um desaparecimento prematuro. Seguimos. Vivos e cheios de esperança.

Setembro é também o mês do meu aniversário. Sigo, também eu, atenta e forte, contrariando o medo atávico de ir embora cedo demais deste planeta. E esse setembro parece setembro de um ano dourado. Temos tido muitas alegrias ao longo desse mágico ano. Agosto foi incrível e sei que setembro será também!

O que eu não sabia (soube ontem!) é que hoje, primeiro de setembro, seria aniversário de Edenilton Lampião. Não conheci o famoso jornalista. Em termos. Porque Lampião sempre esteve aceso no meu imaginário, reluzindo nos olhos verdes do Gui, quando ele contava as histórias do pai. O Gui é o Guilherme Sierra, filho do Lampião. Eu e ele – somos amigos há mais de 20 anos – dividimos a dor da orfandade. Perdemos, ambos, nossos pais muito cedo. Eu aos 5, ele aos 10. Os dois tragicamente. Os dois nordestinos. Então sempre fomos um pouco irmãos nessa ferida incurável. A vida fez com que nos encontrássemos, penso agora, para que existisse este setembro de 2015.

Quando nos conhecemos, na faculdade de jornalismo, queríamos ser repórteres. Nada faria prever que um dia eu seria editora, mas… Dia 10 completam-se 30 anos da morte do Lampião, essa figura mítica do jornalismo brasileiro. Nós vamos lembrar dele! Lançaremos uma linda edição de Aviso aos Retirantes, livro que Lampião publicou pouco antes de morrer . Vamos trazer de volta à vida a inteligência, a sagacidade e a poética dele. E deixamos, para que ecoe no corpo e na alma, um aviso dele aos retirantes, aviso profético, que fala de mim, de nós. Acreditem: “O que os olhos não vêem o coração pressente!